sexta-feira, 25 de junho de 2010
Roteiro de Obsevação
ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO
Atividade referente às disciplinas de: Educação e Corporeidade; Didática, Necessidades Educativas Especiais e Prática Pedagógica III.
1. Nome da escola: Escola Estadual Antônio de Castro Alves.
2. Endereço: Rua Ceará.
3. Nome da (o) diretor (a) da escola: André.
4. Nome da (o) professor (a) e função do respondente: Rita de Cássia – pedagoga/orientadora
5. Número de alunos total na escola: 1000 (aproximadamente).
6. Série que realizou a(s) observação (s): 2º ano do ensino fundamental.
7. Número de alunos total da turma que foi observada: 30 alunos.
8. Número de alunos com NEE em toda a escola: 2 alunos. Que necessidades e séries freqüentam: 2 Deficientes físicos (1º ano ensino médio; 3º ano ensino médio).
9. Número de alunos com NEE na turma observada: nenhum diagnosticado.
10. Que necessidades: não se aplica.
11. Quais as idades respectivamente: não se aplica.
12. Quantos professores na turma:
1(uma) professora.
13. A escola possui acessibilidade físicas e na comunicação (interpretes, etc.) Possui. Quais?
A escola possui fácil acessibilidade física (não possui locais de difícil acesso, possui rampas, barras de ferro). A escola não possui interprete, nem sala de recursos.
14. Descrição do local de observação: estrutura física e organizacional (instalações físicas, direção, secretaria, conselhos, associações/grêmios, turmas/séries, horários de funcionamento, normas disciplinares para estudantes, professores/as e funcionários/as).
A escola possui em torno de 30 salas de aula, mais 5 salas que foram construídas de maneira emergencial. Possui um campo de futebol, uma quadra de vôlei/basquete, espaço para os alunos jogarem xadrez, biblioteca, secretaria, sala de vice direção de fácil acesso, sala dos professores, sala da coordenação pedagógica. A secretaria funciona de segunda a sexta, das 8hs às 19hs. Sendo que na quarta-feira durante a manhã, é realizado expediente interno para organização de dados e documentos, portanto, não é realizado o atendimento aos estudantes neste período. Durante o período de observação (1 semana, durante o período da manhã) podemos observar a biblioteca aberta apenas dois dias. Foi explicado que nem sempre é disponibilizado professor para a determinada tarefa de bibliotecário. Uma vez a cada 15 dias, os professores reunem-se nos seus determinados turnos para a realização de seus planejamentos, e organização de alguns assuntos burocráticos da escola. Questionando a pedagoga, se este período de tempo era suficiente para a organização de todos os planos de aula, ela disse que cada professor possui períodos livres de acordo com seus respectivos horários. No dia da reunião de professores, a escola faz os períodos de aula reduzidos. A escola possui Grêmio Estudantil, porém, na maior parte do tempo fica fechado.
15. Comente como acontece o processo de matrícula dos alunos com NEEs:
Como a escola possui poucos alunos especiais, a escola não possui um procedimento especifico para estes alunos.
16. Como é desenvolvido o programa curricular dos alunos com NEEs, no que se refere ao processo ensino e aprendizagem. Tem adaptação de programa? E quanto ao desenvolvimento das atividades, como acontece?
Os alunos com necessidades especiais não possuem currículo específico, não foi feita nenhuma adequação curricular significativa. As atividades são realizadas normalmente, apenas com mudanças nas aulas de Educação Física.
17. Existe um sistema de suporte técnico-pedagógico para o professor que atua com alunos com NEEs.
A orientação que os professores recebem para lidar com os alunos com NEEs são mínimas, sem nenhuma formação específica, nem cursos. A coordenação pedagógica é bastante disposta a auxiliar, mas possui limitações visíveis.
18. Existe atendimento educacional especializado para os alunos que dele necessitarem. Como acontece.
A escola conta com o serviço de SOE, e SSE, onde trabalham supervisores e orientadores com formações variadas, nem sempre pedagogos. Sempre que os alunos necessitam existe um profissional disponível para auxiliá-lo e prestar ajuda. Caso necessite contato com a família a escola liga e marca reunião.
19. Quanto ao planejamento dos planos de aula. Quais as orientações que são dadas ao professor.
Os professores possuem liberdade na realização dos planejamentos e planos de aula, caso necessitem de algum auxílio da equipe pedagógica, eles estão disponíveis, e são prestativos no que os professores precisarem.
20. Que dinâmicas e recursos são utilizadas na sala de aula?
A sala de aula possui diversos materiais concretos, cartazes produzidos pelos alunos expostos nas paredes, à sala é bastante colorida, com vários temas trabalhados nos cartazes e imagens. A professora explora todos os recursos disponibilizados em relação aos materiais na sala de aula.
21. Como acontece o processo de avaliação?
A avaliação é realizada através do parecer descritivo. A professora utiliza como instrumentos de avaliação: trabalhos realizados em aula, organização do caderno, realização dos temas, postura em sala de aula (cooperação, organização, comportamento em sala de aula, e nas atividades externas).
QUANTO A OBSERVAÇÃO NA SALA DE AULA
1. Perfil sócio-econômico dos/das estudantes: Classe média baixa.
2. Estruturação da sala de aula: as salas são bem estruturadas, bem pintadas, janelas de vidro, cortinas. Tudo bem organizado.
3. Organização dos alunos em sala de aula:
Os alunos são agitados, mas quando a professora chama a atenção, ou propõe alguma atividade, todos ficam atentos. São muito criativos e dispostos.
4. Descrição das atividades a serem observadas: da participação professor-aluno, e regência do docente, considerando os seguintes aspectos:
Pontualidade do (a) docente: Assim que toca o sinal para a entrada, a professora se dirige a sala de aula.
Pontualidade dos (as) discentes: Os alunos já estão sempre à espera da professora, em fila para entrar na sala de aula.
Postura do (a) docente regente frente à turma: A professora demonstra conhecer bem os alunos, demonstra autoridade perante aos alunos, e os trata de maneira muito afetuosa.
Resolução de situações-problema: Quando surge alguma dificuldade em sala de aula, a professora sempre levanta a determinada questão para todo o grupo, permitindo que todos socializem a questão, e se pronunciem a respeito.
Relação aluno (a) /aluno (a): Os alunos são agitados, porém muito atentos à fala da professora. Apesar de algumas piadas, comuns nessa faixa etária, e fase de vida, percebe-se que respeitam os colegas, e a maioria, sempre ajuda o colega que demonstra alguma dificuldade.
Relação professor (a) /aluno (a): O professor chama cada aluno pelo nome, e demonstra conhecer bem cada aluno, sabendo intervir de maneiras diferentes com cada um. Poucas vezes precisou levantar a voz, é bastante carinhosa com os alunos, e sempre disposta a cooperar no processo de aprendizagem dos alunos.
Desenvolvimento das atividades: Todas as atividades propostas pela professora foram bem aceitas pelos alunos, algumas com certa dificuldade e resistência no início, mas eles sempre realizaram todas as tarefas, por vezes, intervindo diretamente com os outros colegas.
Dinâmica de sala de aula (métodos): Os métodos e intervenções realizadas pela professora pareceram ser bastante adequados com a turma.
Uso da linguagem: A linguagem utilizada pela professora era totalmente de acordo com as situações, e sempre propicias ao respectivo momento.
HISTÓRICO DE SUA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA:
a) Solicitar informações sobre a participação na EF escolar e em atividades de recreação e lazer.
A Educação Física nos anos iniciais é realizada uma vez na semana pelo professor regente da turma. O recreio da escola na maioria das vezes conta com materiais disponibilizados pelos professores, normalmente os alunos jogam futebol e vôlei no recreio.
b) A turma realiza atividades com professor (a) regente da turma ou professor de educação física.
A turma observada realiza atividades de educação física com o professor regente da turma.
c) Identificar adaptações realizadas em jogos, atividades recreativas e práticas desportivas.
Em razão da turma observada não possuir alunos com NEE, nos jogos não há adaptações.
d) Como foi a atuação do professor (a).
Muito satisfatória, pois, na aula observada a professora se deteve muito em trabalhar as atividades físicas com um texto referente ao corpo e enquanto a professora lia os alunos faziam os movimentos com o corpo de acordo com o texto e com sua imaginação.
e) Fatores motivacionais para a prática de atividade.
O trabalho com a imaginação das crianças, foi muito satisfatório.
f) O aluno (a) sente alguma dor, desconforto no dia a dia?
Nada constatado.
Postado por Pedagogatas às 16:37
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