O trabalho sobre os Portadores de Necessidades Especiais no contexto da Educação Inclusiva, foi essencial para todos e todas, creio que saber as diferenças da Educação Especial para a Educação Inclusiva foi fundamental para retirar as dúvidas que tinhamos sobre este tema tão discutido atualmente.
Este trabalho foi elaborado no 2°semestre pelas alunas: Emilly Silva, Letícia Guedes e Lilian ( turma manhã) onde tivemos a preocupação de fazermos todo um recorte histórico sobre como e onde viviam essas pessoas e como está hoje em dia.Com a visão de que devemos refletir sobre o desafio agora proposto à Escola Fundamental, de INCLUIR alunos e alunas com necessidades especiais (deficientes mentais, crianças com limitações sensoriais ou neurológicas etc) e para tanto "não há receitas";
Debatemos com os colegas também sobre a dificuldade de romper a lógica da doença/deficiência, quando pensamos na educação especial; E este debate ocorreu também neste 3° semestre.
Acreditamos que recordar este trabalho elaborado, no 2°semnestre é de extrema relevância pois, foi um link para trabalharmos neste 3° semestre.
Cabe ressaltar, que neste 3° semestre aprendemos na disciplina de Prática Pedagógica III os conceitos de Integração/Inclusão, onde foi enfatizado a diferença destes conceitos no contexto escolar.
Portanto sabemos, que o conceito de Integração significa que o aluno deve se adaptar a escola e o mesmo que deve se modificar para assim poder ter maior identificação com seus colegas ditos "normais".
De acordo com o site Canal do Educador, ressalta que o conceito de integração é um processo pela busca da normalização deste aluno. Porém o conceito de inclusão significa que a escola se adapta para receber esse aluno, promovendo palestras, seminários, eventos, dentre outras questões para um maior entendimento dos professores neste desafio.
Este trabalho foi baseado:
na entrevista de Claudio Roberto Baptista Professor do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFRGS, Doutor em Educação.
Lino de Macedo Professor de Psicologia do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Referências:
BRASIL.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB Lei n°9394/96
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia.Rio de Janeiro: Paz e Terra,1996.
http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/integracao.htm
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