Projeto de Educação e Saúde, referente a Gripe A H1N1.
Dados de Identificação:
Título: Gripe A
Escola: Escola Estadual Antônio de Castro Alves
Turmas: Anos Iniciais
Período de duração: 1 mês
1.Justificativa:
A infância concebida hoje, como etapa inicial da vida dos indivíduos, consiste na construção de um novo olhar que ao longo de vários anos através de estudos e pesquisas, foi se constituindo um conceito do que é ser “criança” e como entender a infância que corresponde ao primeiro período da existência humana, do nascimento a puberdade. Período em que se dão as primeiras elaborações mentais através das relações que o indivíduo vai estabelecendo com seu meio e que servirão de suporte para futuras aprendizagens, levando em conta fatores culturais, sociais, e étnicos.
Com estas concepções é de extrema importância as escolas e a comunidade em geral, trabalhar com as crianças o tema: Gripe H1N1, pois, no período de volta as aulas, é preciso tomar precauções para evitar a gripe.
Tendo o conhecimento de que a maneira eficaz para combater a contaminação do vírus da gripe é adotar medidas de higiene diária mantendo a pele sempre limpa, por esta razão que é preciso que as crianças sejam orientadas a seguir esses hábitos. Esse projeto além de trabalhar questões de cuidados pessoais, tem como intenção o desenvolvimento de atitudes solidárias. Neste sentido, o projeto volta-se para o conceito ampliado de saúde, que visa a promoção da saúde de cada um e do coletivo.
Por isso neste trabalho serão realizadas atividades pedagógicas em turmas de Anos Iniciais que deverão ser utilizadas em sala de aula para estimular os alunos e suas respectivas famílias a manter os hábitos de higiene que ajudam a evitar a contaminação do vírus.
2.Objetivo Geral:
Promover a saúde individual e coletiva através do conhecimento, das informações, e das práticas e cuidados de si e da comunidade.
3.Objetivos Específicos:
Apresentar seus conhecimentos prévios sobre a Gripe H1N1 em rodas de conversa, para levantamento de hipóteses.
Compreender que neste momento os utensílios pessoais não podem ser compartilhados, e os ambientes devem ser ventilados.
Reconhecer os prejuízos da auto medicação.
Adquirir o hábito de lavar as mãos, realizar a higiene pessoal, utilizar-se de lenços de papel, evitando tossir ou espirrar sobre outras pessoas para prevenir-se contra doenças e evitar contaminação.
Reconhecer a importância de alimentação saudável e a ingestão de água.
Socializar na família e na comunidade os conhecimentos adquiridos.
4.Metodologia:
Palestras para os alunos e comunidade escolar sobre a importância da prevenção contra a Gripe H1N1.
Vídeos mostrando formas de prevenção.
Distribuição de folhetos informativos sobre o vírus.
Cartazes dispostos nos murais da escola.
Entrega de manual com entrevista falando sobre a Gripe H1N1.
Campanha da garrafinha (cada um com sua garrafinha de água).
Oficina de arte para decoração da garrafinha plástica.
Em primeiro momento, os trabalhos e atividades serão apresentados para o grupo de professores da escola, para que possam contribuir com sugestões. Posteriormente, apresentação para a comunidade escolar através dos encontros marcados.
Levantamento de materiais na escola (álcool gel, lenços de papel, copos descartáveis, bobonas de água).
5.Redes de Apoio:
Posto de Saúde
Equipe de enfermagem
Assistente Social
Nutricionista
6.Avaliação:
Será processual, contínua; Poderá ser realizada diretamente com as crianças. E em reuniões pedagógicas, com instrumento construído por professores e equipes.
7.Referências:
Revista Mestre Publicação 928.
Revista Nova Escola / Agosto 2009.
Portal da Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional.
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