quinta-feira, 24 de junho de 2010
Didática: Planejamento e Avaliação
Frases referentes ao texto de Avaliação, da disciplina: Didática: Planejamento e Avaliação
O professor irá avaliar da mesma forma como ensina, ou seja, a avaliação é diretamente proporcional ao ensino.
A avaliação é muitas vezes incorporada de forma errônea, pois o professor baseia-se no senso comum para avaliar, ou até mesmo em algum professor mais experiente.
O aluno é condicionado pela forma de avaliação do professor.
Ensino – aprendizagem – avaliação (atividade pedagógica)
A avaliação não deve ser um instrumento de controle,ou penalidade... e sim, uma forma de diagnosticar as deficiências do aluno em relação a aprendizagem.
Qualquer atividade habitual poderá servir como instrumento de avaliação, não é necessário que mude o percurso normal da aula.
Avaliação de processo serve para que o professor avalie como o aluno está aprendendo, como ele poderá intervir nas dificuldades do aluno. Serve para que o professor possa identificar novas possibilidades de aprendizado.
A avaliação de produto tem como objetivo o rendimento final de uma determinada etapa. Tem função classificatória. Identifica-se de uma forma geral se os objetivos foram ou não alcançados.
Dar nota aos aspectos afetivos é bastante controverso pois é importante que o aluno tenha um fator motivacional pelas suas atitudes (assiduidade, responsabilidade, cooperação), porém, o professor precisa atentar para o fato de que ele estará dando a nota para aquilo que o aluno apresenta, sendo que muitas vezes, o aluno “esconde” o que realmente é.
Nota ou conceito é apenas uma constatação de um processo avaliativo construído a longo prazo.
Postado por Pedagogatas às 21:56
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário