A Fundamentação Filosófica
A concepção contemporânea de Direitos Humanos fundamenta-se no reconhecimento da dignidade de todas as pessoas. Universalidade e Indivisibilidade referem-se a esses direitos, pois, universalidade é a condição de pessoa é um requisito único para a titularidade de direitos e o termo indivisibilidade, porque os direitos civis e políticos são conjugados aos direitos econômicos, sociais e culturais.
De acordo com os “princípios” uma ideia de sociedade inclusiva sinaliza a necessidade de garantir o acesso e a participação de todos e todas, as oportunidades, independentemente das diversidades de cada sujeito ou grupo social ao qual o mesmo está inserido.
Para este processo ocorra é essencial para todo o desenvolvimento do sujeito, enquanto cidadão e ser humano é ter uma identidade pessoal e social, que é construída através das relações sociais que permeiam suas vivências, tendo como objetivo garantir condições favoráveis e apropriadas de atendimento às peculiaridades individuais, de forma que todos e todas possam usufruir das oportunidades existentes. Sempre lembrando de que um tratamento diferenciado não refere-se à instituição de privilégios e sim, a disponibilização das condições exigidas, na garantia de igualdade ao qual o texto menciona.
Neste contexto vem à escola inclusiva, que conforme o texto é espaço de construção de cidadania, todos sabemos que a família é o primeiro espaço social da vida da criança, pois, é ali que ela constrói suas referências, preferências, valores e a comunidade é um espaço mais amplo onde estas referências e valores constituídos em casa se desenvolvem. Neste período a participação da família e da comunidade traz para a escola informações, críticas sugestões, solicitações para facilitar as necessidades e sinalizando os rumos.
Atualmente vimos muito na mídia, o debate a respeito das escolas inclusivas e de como vivem as pessoas com necessidades educacionais especiais que em cada dia surgem mais e mais e toda essa repercussão tem modificado ao longo dos processos históricos de transformação social. Estamos aprendendo na graduação onde estavam essas pessoas anteriormente, pois, não encontrávamos os mesmos nas ruas, escolas dentre outros locais de grande circulação.
Sabemos que na década de 60, foi caracterizado pelo intenso movimento mundial em defesa dos direito da minoria, associado a críticas contundentes do Paradigma da Institucionalização de pessoas com deficiência e doença mental, foi determinando novos rumos.
Já década de 70 integra-se no Brasil o ensino de Classe Especial, por conta do grande índice de reprovação e evasão escolar no país.
Acreditamos que temos que aprender e nos envolver cada vez mais na questão, das escolas inclusivas, e da inclusão e saber que muito em breve teremos esta prática, pesquisar este tema, pois, a cada dia se tem mais artigos e relatos sobre este tema.
Cabe ressaltar que o texto aqui trabalhado em forma de perguntas e respostas, “A Fundamentação Filosófica” nos mostra vários títulos e subtítulos referente às leis, e documentos, que cabe a nós explorá-los cada vez mais.
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