quinta-feira, 24 de junho de 2010

Didática: Planejamento e Avaliação



Referencial Teórico, elaborado pela aluna: Paola  Saturnino na disciplina de Didática: Planejamento e Avaliação



Planejamento é o que se utiliza para organizar algo que será realizado, justificando seus meios e fins através de métodos e procedimentos estabelecidos do que será feito. A atividade planejada é importante para transmitir segurança ao educador, pois quando se realiza as atividades de forma improvisada, não é possível que se tenha tranqüilidade e segurança, com o planejamento pronto, o professor tem condições de ficar mais atento em relação as necessidades dos alunos.


O Planejamento é o processo de refletir sobre a ação, processo de prever as necessidades, e emprego dos meios e recursos disponibilizados, visando a concretização dos respectivos objetivos, em prazo previamente determinados. (PADILHA,2001, p.30).

São abordados diversos aspectos fundamentais para o que será realizado no planejamento, ele tem a obrigação de decidir sobre o que queremos realizar, o que vamos realizar, e de que forma será realizado, justamente por isto trabalha com o aspecto subjetivo(idéias), com os aspectos objetivos(a concretude destas idéias).

Existem muitos tipos de Planejamento, depende de sua abrangência e complexidade. Alguns tipos de planejamentos são:

Planejamento de um sistema educacional: é o planejamento de maior abrangência, é realizado em âmbito municipal, estadual, e nacional, engloba as políticas públicas educacionais.

Planejamento escolar: é o processo de articulação e reflexão sobre as atividades escolares, e a problemática do contexto social escolar, envolve a proposta pedagógica da escola. É o planejamento global da escola. (LIBÂNEO, 1992, P.221)

Planejamento curricular: é o processo de decisão dos conteúdos escolares, é a previsão sistemática da vida escolar do aluno.

Planejamento didático ou de ensino: é o processo de decisão sobre a atuação do professor, envolve os aspectos práticos das ações do professor, e de sua interação com os alunos.

Planejamento de curso: é a organização do conjunto de matérias que serão ensinadas, e desenvolvidas para determinada série, ou ano. É a sistematização de toda a proposta da escola.

Planejamento de aula: é o planejamento que o professor necessita realizar diariamente para levar para a sala de aula. É importante que ele contenha as atividades e planos que o professor irá realizar no determinado dia.

O Planejamento para que possa ser realizado com sucesso, deve-se sempre olhar ao redor, e ver para que está sendo planejado, é muito importante pesquisar e conhecer sobre o aluno, para que possa-se realizar algo que chame a atenção, que faça despertar no aluno interesse para a respectiva aula. O educador precisa estar sensível a necessidade do aluno, fazer a leitura da realidade do aluno, da escola. Um bom planejamento precisa ser coerente, é necessário que o professor avalie de que forma será melhor abordado determinado aspecto, fazendo com que os assuntos e temas possuam continuidade, e não sejam descontextualizados. Precisa ser funcional, sempre com o tema e as atividades explicadas, de forma clara, para que qualquer pessoa que leia consiga entender, e flexível para alterações.

Intervir no processo de aprendizado do aluno significa propor problemas e desafios para o aluno; conduzi-lo a formular novas hipóteses, sem concluir o trabalho por ele; a partir de uma atividade, explorar inúmeros aspectos que ele oferece; aproveitar fatos lingüísticos da sala de aula ou do contexto dos alunos para conduzir o ensino. Corrigir o aluno não significa que houve intervenção como a que propomos aqui. A adequada intervenção possibilita a reflexão e a reflexão conduz à auto correção.

Referências:

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001.

PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.

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