Professor: Lembrança pra vida toda
Quando a criança entra na escola, descobre um mundo novo, muitas pessoas diferentes, muitos colegas, ambientes novos, e uma pessoa que vai caminhar com ela por muito tempo: O professor.
Não são raras as lembranças que as pessoas mesmo depois de adultas, guardam de seus professores. Um era mais engraçado, outro mais sério, um conversava como se fosse da nossa família, outro já era mais reservado. Atitudes que talvez passariam despercebidas, tornam-se muito importantes para os alunos. O que a grande maioria dos professores não se dá conta, é que tem um papel totalmente importante e determinante na vida dos alunos, que os alunos não lembram dos professores apenas quando estão no ambiente escolar, um professor pode tanto deixar marcas maravilhosas e influenciar um aluno para o bem, quanto pode causar traumas profundos.
Os professores estão preocupados apenas em “passar” o conteúdo, cumprir o plano de aula, e muitas vezes não percebem as reais necessidades do aluno, não dão atenção para as dúvidas dos alunos – o que é uma grande falha, já que a partir das dúvidas podemos construir uma aula muito mais rica e interessante aos olhos de nossos alunos. O professor precisa dar espaço para o aluno, disponibilizar tempo para as dúvidas é muito importante, já que as perguntas que surgem são uma forma de interação tanto com o professor, quanto com a turma. É necessário partir da realidade do aluno, respeitar o que ele já sabe, respeitar seu conhecimento tácito. Paulo Freire disse: “Por que não estabelecer uma “intimidade” entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles tem como indivíduos?” Os professores precisam respeitar os saberes já adquiridos pelos alunos. Mesmo os alunos não alfabetizados, já vão para a escola com uma “bagagem”, com uma visão de mundo. Não pode-se desprezar a educação não escolar.
A construção do conhecimento é um processo interativo, e não adianta apenas o professor transmitir o conhecimento, transferir para o aluno o que sabe, o aluno não é apenas um recebedor.
A interação professor-aluno e aluno-professor precisa existir, o professor que demonstra interesse pela vida do aluno, com certeza tem um aliado, alguém que sente prazer em ir para a escola. O contexto da sala de aula é um dos elementos básicos para o aprendizado, pois uma sala de aula onde o convívio é tranquilo, onde o clima é agradável, onde as relações são baseadas no respeito, tem um valor pedagógico imensurável.
A Psicologia afirma que o aspecto afetivo e o cognitivo caminham juntos, ou seja, o aluno terá muito mais interesse em aprender, em ir para a escola, sabendo que chegará lá e encontrará uma pessoa disposta e prestativa, não um super herói, alguém que não tenha problemas - pois quando o professor demonstra sua fragilidade, torna-se mais “humano” para o aluno, que muitas vezes tem a imagem do professor inatingível – É muito importante o educador mostrar que nem sempre sabe de tudo, mas que fará tudo para aprender também. E mostrar para o aluno que também aprende muito com ele.
Fazer com que o aluno sinta-se importante, sinta-se uma peça do quebra-cabeça chamado Educação, é algo que, com certeza, terá um valor para a vida toda.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Autora: Paola Saturnino (*.*)
Postado por Pedagogatas às 16:38
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário