quinta-feira, 24 de junho de 2010

Educação e Saúde


Síntese referente ao texto de Paulo Freire: Pacientes e Impacientes, elaborada pelas alunas: Celeste dos Santos, Emilly Silva e Paola Saturnino.


Segundo Princípio: Desmontar visão mágica


Paulo Freire utiliza exemplos relacionados à miséria e a crença para desmistificar o que chamamos de “acomodação”, essa acomodação dá-se por conveniência, pois é muito mais fácil acreditarmos que a causa do problema é muito superior e não cabe a nós resolver.


Podemos relacionar esse fato diretamente à Educação: muitas vezes, sabemos o que precisa ser feito, conhecemos muitas teorias, e possuímos muitas técnicas, mas achamos que entendemos tanto, que passamos a pensar que o problema não é nosso, criamos uma visão externa das situações. É preferível culpar o Governo, o Estado, o sistema, porque dessa forma, foge a nossa “alçada” e não temos como resolver; o que é bem mais cômodo e simples do que “botar a mão na massa”.

Freire afirma que se fala muito em dialética, mas não somos dialéticos, já que, a dialética consiste em um processo de reflexão em cima da realidade ou da prática. E sem prática, não teremos o que refletir.

Para que ocorram as transformações sociais, é necessário que seja utilizada a consciência, a criatividade, o interesse pela mudança. Precisamos conhecer a realidade das massas populares, e não falar como se estivéssemos muito longe, ou como se fossemos seres diferentes e superiores. É importante incorporar aquilo que está sendo visto.

0 comentários:

 
Pedagogatas © 2008. Design: ~ Sweet Baby Girl