quinta-feira, 24 de junho de 2010

Educação e Saúde

"Construindo resposta à proposta de Educação e Saúde"



O texto começa abordando os aspectos de Educação e saúde em âmbito histórico, ou seja, é um assunto visto no Brasil desde a época da Escravidão. Havia uma preocupação com a saúde do escravo que estava sendo adquirido, pois quanto mais forte e “saudável”, mais útil e caro ele se tornava.


Em meados dos anos 80 começou um debate a respeito de pessoas menos favorecidas obterem informações sobre as condições de saúde, eles defendiam a criação de programas onde essas pessoas teriam instruções relacionadas a: água, higiene, habitação, e escola. Essa ideia não partia do princípio de bondade, ou de esses profissionais da saúde quererem realmente auxiliar as classes desfavorecidas, e sim, como uma forma de controle para que as classes dominantes não desenvolvessem as doenças consideradas de “pobres”, como: febre amarela, tuberculose, entre outras enfermidades consideradas como doenças de pessoas sujas.

Muitas vezes os profissionais da saúde dão instruções técnicas e não aplicam à prática de acordo com a realidade do público alvo. É o exemplo da Vila dos Papeleiros, onde as pessoas foram transferidas de seus casebres para conjuntos habitacionais populares, construídos pela Prefeitura. A população, por desconhecer uma “realidade padrão” não sabiam o que fazer com, por exemplo, um vaso sanitário; ao invés deste ser utilizado para necessidades fisiológicas, foi usado para plantar flores. Não fizeram a famosa leitura da realidade, pois eles viviam de forma diferente, com hábitos diferentes, e apenas foram transferidos para outro local, prevendo que haveria uma adaptação imediata com uma cultura dominante imposta.

Um exemplo interessante em ser citado nos aspectos de Programas de Saúde, é o Programa da Saúde Familiar (PSF), onde as famílias de comunidades carentes recebem acompanhamento médico para que possam se prevenir de doenças e acarretarem menos gastos para o governo. As pessoas veem como um benefício, como algo criado para cuidarem de sua família, mas o que ocorre, na verdade, é que o Governo percebeu uma necessidade, que são as condições de saúde, e criou um projeto baseado no que a população precisa.

O ideal é que se perceba as reais necessidades das pessoas, que se pesquise sobre elas, observando sua realidade, e não apenas aplicar a teoria sem ter conhecimento das vivências destas classes; construindo projetos juntamente com a comunidade.
 
 
Este texto foi elaborado em aula de Educação e Saúde pelas alunas: Celeste dos Santos, Emilly Silva e Paola Saturnino. 

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