quinta-feira, 24 de junho de 2010

Didática: Planejamento e Avaliação


Referencial Teórico elaborado pela aluna : Emilly Silva, na disciplina de Didática: Planejamento e Avaliação 


É na escola que sistematizamos as experiências e recriamos, pensamos, pois a educação socializa os acúmulos da humanidade, não se trata de uma simples transmissão e para tanto o (a) pedagogo (a) tem o papel de ser o outro mais qualificado. “O (A) educador (a) tem que ter fundamentos filosóficos que fará relação com uma concepção de mundo e de ser humano, e a partir disso ele vai buscar e conhecer referenciais teóricos para se identificar e assim fundamentar a sua prática.” O importante não é a transmissão de conteúdo específico, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida”. (Libâneo, 1986, p.3).


Pensando em todos esses pontos acima, é fundamental na prática pedagógica o uso do planejamento em sala de aula, reconhecendo que o mesmo deve partir através da realidade daquele convívio escolar, sendo assim identificando os desafios e problemas desta realidade e definindo os objetivos, estratégias e metas a serem alcançadas.

Referente a todos esses dados sobre o planejamento escolar e sua importância, na docência o livro Didática (1994), de José Carlos Libâneo em seu capítulo dez, ressalta que este planejamento escolar é um processo de racionalização, organização, e coordenação da ação do professor, tendo em vista que os principais requisitos do planejamento são os objetivos e tarefas da escola democrática, as exigências dos planos e programas oficiais, as condições dos alunos e alunas para a aprendizagem no processo de transmissão e assimilação ativa dos conteúdos abordados.

Em seu livro o autor destaca as três modalidades do planejamento que são os seguintes: plano da escola que aborda um plano pedagógico e administrativo, sendo assim uma forma de conduzir e orientar o planejamento na ação docente, o plano de ensino é composto por uma justificativa das disciplinas, delimitação de conteúdos, objetivos gerais e específicos, a metodologia, tempo provável, de forma detalhada a todos esses passos há também um dos alicerces de sala de aula que é o plano de aula, que deve sempre estar presente juntamente ao docente quando a mesmo esta em sala de aula.

Para obtermos sucesso em nossos planejamentos é de extrema importância, que a escola dê a devida importância para este trabalho um exemplo que possa ser mencionado é de que a escola reserve um tempo e adquira recursos, como seminários, palestras dentre outros, para a formação de seus professores e professoras e também para reuniões pedagógicas, onde os professores e professoras desde a Educação Infantil e Ensino Médio possam juntos construir seus planejamentos entre as áreas do conhecimento.

Cabe ressaltar que devemos sempre ter o devido cuidado, quando elaboramos uma semana pedagógica, por exemplo, onde a mesma não contemple os interesses dos alunos. Nós professores e professoras temos que ter o devido respeito aos nossos alunos e alunas partindo esse respeito através de planejarmos nossas aulas a partir das vivências de nossos alunos, produzir e elaborar dinâmicas com o mesmo teor, pois, assim haverá uma harmonia não só em sala de aula como também fora dela.

Portanto devemos sempre comunicar a comunidade escolar, sobre as mudanças e melhorias a serem realizadas na escola sabendo que suas contribuições são de devido valor.

Referências

LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública: a Pedagogia Crítico- Social dos Conteúdos. São Paulo. Loyola, 1986.

LIBÂNEO, J.C. Didática. Cortez,1994

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